9.7.13

Torne-se um lago

Torne-se um lago

בס"ד 
 


Um velho mestre pediu a uma triste jovem que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse. ”Qual é o gosto?” perguntou o mestre. ”Horrível”, disse a  aprendiz. O Mestre sorriu e pediu a jovem que pegasse outra mão cheia de sal para jogá-lo num lago ali perto. Os dois caminharam em silêncio até perto do lago e quando a jovem jogou sal no lago, o velho disse: “Agora bebe do lago. ”Enquanto a água escorria do queixo da jovem, o mestre perguntou: “Qual é o gosto?” ”Bom!”disse a aprendiz. ”Você sente o gosto do sal?” perguntou o Mestre. “Não”, disse a jovem.
 O mestre então sentou ao lado da jovem, sorriu  e disse: “A dor da vida é puro sal, nem mais, nem menos. A quantidade de dor na vida permanece a mesma, exatamente a mesma. Mas o “tamanho” da dor que se sente depende do recipiente em que for colocada. Então, quando você está sofrendo por alguma razão, a única coisa que você pode fazer é aumentar o sentido das coisas. Pare de ser um copo. Torne-se um lago!(Sabedoria popular inglesa).

Um velho mestre pediu a uma triste jovem que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse. ”Qual é o gosto?” perguntou o mestre. ”Horrível”, disse a aprendiz. O Mestre sorriu e pediu a jovem que pegasse outra mão cheia de sal para jogá-lo num lago ali perto. Os dois caminharam em silêncio até perto do lago e quando a jovem jogou sal no lago, o velho disse: “Agora bebe do lago. ”Enquanto a água escorria do queixo da jovem, o mestre perguntou: “Qual é o gosto?” ”Bom!”disse a aprendiz. ”Você sente o gosto do sal?” perguntou o Mestre. “Não”, disse a jovem.
O mestre então sentou ao lado da jovem, sorriu e disse: “A dor da vida é puro sal, nem mais, nem menos. A quantidade de dor na vida permanece a mesma, exatamente a mesma. Mas o “tamanho” da dor que se sente depende do recipiente em que for colocada. Então, quando você está sofrendo por alguma razão, a única coisa que você pode fazer é aumentar o sentido das coisas. Pare de ser um copo. Torne-se um lago! (Sabedoria popular inglesa).