5.9.13

Obrigado: a palavra que pode mudar o mundo

Eu tenho o costume dizer “obrigado” para tudo. Diante de um favor que me é feito, diante de uma gentileza a mim oferecida ou até mesmo diante de um sorriso sincero. Não tenho dúvida, logo digo “obrigado”. Gosto muito desta palavra cada vez mais em desuso. Entristeço-me ao perceber que tem-se recorrido cada vez menos a esta palavra tão doce e cheia de significado. E olha que não é somente entre os jovens que ela tem sido pouco usada. Constato, com perplexidade, que muita gente mais velha tem deixado de lado a tal palavrinha mágica. Mas por que se tem dito cada vez menos “obrigado”? Vou tentar explicar:

1. As pessoas estão cada vez mais orgulhosas e acreditam que não é preciso agradecer porque os outros têm obrigação de fazer aquilo que se propuseram a fazer. Depois de passarmos as compras pela caixa do supermercado saímos dali como entramos, sem um mínimo gesto de carinho para com aquela moça. Não nos damos o trabalho de esboçar um sorriso e dizer “obrigado”, afinal é “obrigação” dela nos servir.

2. Os pais não ensinam mais seus filhos a agradecer. É isso mesmo, eu já presenciei pais com seus pequenos diante de pessoas que lhe fizeram favores, e eles nem para dizer aos filhinhos: “Como é que se diz?” – entristeço-me ao ver mais um sendo criado sem a devida sensibilidade.

3. As pessoas não sabem o real significado da palavra “obrigado”. Ora, se não sei o que uma palavra significa, como posso usá-la?Considero a palavra “obrigado” a mais bela de nossa língua: ela vem da expressão latina ob+ligatus, que na evolução natural para o português deu obrigado”. Ob+ligatus significa que estamos ligados de alguma forma. Ao dizer “obrigado”, estamos declarando ao outro que o nosso coração está ligado ao coração dele. Que linda expressão! Soa como juramento! Ao receber um favor, ao nos sentirmos valorizados, ao receber um presente ou ao nos alegrarmos com a presença do outro, dizemos “obrigado”.

Ao dizer esta palavra estamos declarando: “De hoje em diante meu coração está ligado ao seu”. É fazer um pacto de amor e ao mesmo tempo se colocar à disposição do outro. A palavra tem um significado lindo e por isso deve ser usada sempre. Abuse da expressão “obrigado”. Diga sempre, repita-a no dia a dia, mas, sobretudo, viva e ensine a todos, principalmente a seus filhos, que esta palavrinha tem o poder de mudar o mundo. Obrigado por ler este texto. Que meu coração fique ligado para sempre ao seu.

Pe Juarez de Castro